Padrões inspirados em pedras: requinte e contemporaneidade para os ambientes.

by / sexta-feira, 12 abril 2019 / Published in Notícias

A natureza como protagonista na arquitetura e decoração

Aqueles que acompanham com mais frequência os lançamentos de padrões e gostam de ler portais de arquitetura e decoração já devem ter percebido uma tendência evoluindo nos últimos anos: a de referências à natureza.

Em grandes feiras e convenções, como Formóbile e Salão Internacional do Móvel em Milão, essa tendência não é novidade – já vem sendo apresentada há algumas edições. Porém, o auge dela no Brasil começa este ano.

O resgate de elementos naturais vem de encontro ao supermoderno, ao digital e ao artificial. Trata-se de uma forma de recuperar as origens humanas numa época em que cada vez mais nos distanciamos da natureza.

Essa reaproximação com a Terra se manifesta de várias formas: com a recente volta dos tons terrosos, por exemplo, e agora com o boom dos padrões inspirados em pedras, minerais e (ainda em menor volume) metais.

shutterstock_295939565_menor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas o grande destaque (e maior promessa para os próximos anos) são as pedras, que tomam diferentes formas nos projetos mais recentes, apresentando-se como painéis, divisórias, tampos de mesas e até móveis completos.

shutterstock_558340945_menor

 

 

 

 

 

 

 

O charme dos padrões “minerais” é justamente imitar a irregular forma da natureza, orgânica, fluida naturalmente, e assim provocar diferentes sensações por meio do visual e também das texturas.

O padrão inspirado em pedra cria composições equilibradas com os madeirados, sendo o primeiro um elemento que remete ao frio e o segundo que remete ao aconchego. Já os ambientes com predominância do padrão mineral são símbolos de luxo e alta sofisticação.

shutterstock_763352578_menor

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguindo esta tendência, a Sudati lançou, no mês de março, o padrão Vulcano, inspirado no requintado Mármore de Carrara, ícone de luxo na arquitetura e símbolo da arte da escultura. O Vulcano apresenta um branco puro com linhas e veios escuros, em um padrão natural, suave e elegante. Por meio deste lançamento, a Sudati quer inspirar artistas contemporâneos a criar suas próprias obras de arte. 

KV_HOR_VULCANO_SUDATI_5

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

TOP