Prós e contras de morar em um imóvel de planta livre

by / quarta-feira, 24 agosto 2016 / Published in Notícias

Sem paredes, sem divisão: você moraria em um imóvel de planta livre?

plantalivre6

Inspirados pelos lofts, as plantas livres são uma tendência que começou em meados dos anos 80 e estão cada vez mais presentes na arquitetura e construção contemporâneas. Vão-se as paredes e divisórias, fica o planejamento cuidadoso.

Antes de derrubar qualquer parede, consulte um arquiteto, engenheiro e até mesmo o síndico (se o projeto for realizado em um prédio). Estes profissionais indicarão se a reforma é possível e se poderá ser executada sem causar nenhum dano estrutural.

Outros aspectos a serem observados são os detalhes do sistema construtivos. O posicionamento do sistema elétrico, hidráulico e até mesmo janelas tendem a limitar o projeto.

Se o projeto estiver em fase de concepção, melhor ainda!  Há diversos sistemas modulares de construção, que tornam os espaços mais flexíveis. Entre os mais populares estão o steel frame e o dry wall, em que a cobertura pode ser removida com mais facilidade e as paredes não são, necessariamente, elementos estruturais.

As plantas livres são uma grande contribuição na otimização dos espaços e na criação de ambientes integrados, mas há consenso de que ainda deve haver algum tipo de divisão entre ambientes sociais e privados, como banheiros e dormitórios. Neste caso, você pode investir sem medo em MDF nas divisórias alternativas, como biombos, cobogós, ou mesmo cortinas, portas de correr e partições de vidro.

Entre os fatores negativos estão a falta de privacidade, ambientação e isolamento acústico, o que tornaria o projeto mais apropriado para solteiros ou casais. Porém, devido a flexibilidade da planta livre, é mais fácil adicionar paredes do que removê-las. Se o pé-direito for alto, também é possível posicionar áreas mais íntimas em um mezanino.

A Sudati quer saber: Você se adequaria a uma casa com planta livre? Confira alguns ambientes e deixe sua opinião!

 

plantalivre9

 

plantalivre8

plantalivre7

plantalivre5

plantalivre4

plantalivre3

plantalivre2

plantalivre1

 

Fontes: UOL Decoração / www.costaflores.com.br

Deixe uma resposta

TOP