Tendências em paisagismo

by / quinta-feira, 22 setembro 2016 / Published in Notícias

Tendências em paisagismo para você aplicar hoje mesmo!

O paisagismo envolve técnicas e criatividade, mas também acompanha tendências. Quer conhecer as últimas tendências em paisagismo para descobrir o que está fazendo sucesso e o que já ficou antiquado?

Tendências

A mais citada entre os especialistas são os jardins verticais, que podem ser aplicados tanto em espaços externos como internos, sejam eles amplos ou compactos. Esses jardins são modernos, otimizam o espaço e criam um efeito visual bem interessante. Segundo paisagistas, as melhores espécies para estruturar esse tipo de composição são as bromélias, os filodendros e as samambaias.

paisagismo3 paisagismo2 paisagismo1
Uma super tendência paisagística envolve investir em folhagens perenes que sejam capazes de florir. A grande vantagem de cultivar espécies assim é o fato de as folhagens exigirem menos técnica para o cultivo do que as flores convencionais. Uma boa opção para ter na sua casa é a Íris, que pode ser encontrada em espécies como agapanto, moreia e strelitzia.

Quanto à composição, estuda-se o que o ambiente pede. Se o estilo é mais tropical, clássico ou eclético (mais despojado, contemporâneo), sempre considerando quesitos técnicos e estéticos
Nos edifícios residenciais, helicônias, yucas, palmeira phoenix, palmeira rabo-de-raposa, palmeira imperial e buganvílias são as opções mais utilizadas. Além disso, a figura do jardineiro está menos presente, por causa da mão de obra. “Ainda mais por isso os condomínios estão optando pelos jardins permanentes.

A Espada-de-São-Jorge é uma planta que continua em alta no paisagismo atual, tanto para decorar residências, como para dar aquele toque a mais em restaurantes, salões de beleza e outros estabelecimentos comerciais. Ideal para decorar pequenos espaços, a Espada-de-São-Jorge é prática, pequena e bem fácil de cuidar. Isso tudo sem contar que agrega muita personalidade aos ambientes.

Sabia que as palmeiras são as queridinhas da atualidade? Isso porque elas são menores e mais leves do que as árvores de copas frondosas, mas dão uma ótima projeção de verde para os espaços, além de agregarem charme tropical aos ambientes. E vale ressaltar que ainda são transplantáveis quando adultas, viu?

paisagismo6 paisagismo5 paisagismo4
Outra tendência — e talvez a mais forte da atualidade — é a sustentabilidade, uma vez que o universo da arquitetura e da decoração está cada vez mais preocupado em aliar beleza, ecologia e consumo consciente. Nesse sentido e com essa intenção, o paisagismo abriu espaço para telhados de gramídeas, detalhes em bambu e canteiros com hortas orgânicas, dentre diversas outras possibilidades.

Fora de moda

A cheflera, que já foi uma super tendência de paisagismo na década de 90, caiu em desuso. Por isso, se quiser se manter dentro do que a moda dita, opte por outras espécies no momento. Para não errar em suas escolhas, prefira espécies típicas da estação e tome cuidado com exageros. Excesso de pedras, esculturas de plantas e elementos artificiais podem comprometer seu projeto paisagístico.

Lembre-se de que a montagem de jardins ou de qualquer outro projeto de paisagismo requer estudo e preparo prévio do ambiente, incluindo aí a avaliação do espaço disponível e as condições climáticas da região!

Fonte: Jornal O Povo / inbec.com.br / casashow.com.br

Deixe uma resposta

TOP