Tudo o que você precisa saber antes de comprar tapetes

by / segunda-feira, 18 abril 2016 / Published in Notícias

tapet3

Há muitos segredos por trás desta peça que, de certa maneira, abraça a decoração. Mais do que uma peça decorativa, os tapetes ajudam a deixar os ambientes mais seguros, aconchegantes e – quando bem escolhidos – podem proporcionar uma sensação de amplitude ao local. Mas como escolher o item certo para cada cômodo da casa? Como acertar nas cores e medidas?

Estas são perguntas importantes e com respostas mais simples do que você imagina! Confira nosso pequeno guia para acertar na escolha dos seus tapetes:

O tamanho certo

tapet4

Antes de comprar tapetes para sua casa, é essencial medir a área do local em que ele será colocado. Assim, você não corre o risco de chegar em casa com uma peça muito maior ou menor do que o necessário. Áreas pequenas pedem tapetes menores. O ideal é deixar uma faixa ao redor do tapete (entre a peça e os móveis) para que o ambiente ganhe uma sensação de amplitude. Salas grandes ficam mais bonitas e elegantes com modelos maiores de tapetes. Nesse caso, você pode escolher uma peça que cubra boa parte da área, de maneira que os móveis fiquem sobre o tapete. Para a sala de jantar, o recomendado é medir o tamanho da mesa e adicionar, no mínimo, 62 centímetros no tamanho do tapete. Já para a cozinha, o indicado é escolher um modelo que cubra toda o espaço da pia.

Dica: gostou de um tapete, mas ele não possui o tamanho adequado para sua casa? Você pode mandar cortar um pedaço da peça – para diminuí-la – ou acrescentar uma faixa ao redor – para aumentá-la.

Cores e estampas

tapet1

Também é importante que o tapete entre em harmonia com o resto da decoração. Tenha a paleta de cores utilizadas no ambiente como referência. Para um efeito mais suave, escolha uma peça nas mesmas cores do sofá. Para um espaço onde as cores neutras predominam, você pode escolher um modelo de tapete mais colorido, que dê personalidade ao ambiente.

Para não errar: combine o tapete com os outros tecidos (cortinas e almofadas) usados para decorar o cômodo, você pode optar por uma peça que reforce as cores já utilizadas ou por um tapete que dê contraste ao resto da decoração.

O tipo ideal para cada cômodo

tapet2

O modelo do tapete varia de acordo com o uso do ambiente em que ele será colocado. É preciso lembrar que, em locais em que há grande circulação de pessoas, a peça pode sujar com maior facilidade. Por isso, prefira tons mais escuros para estes ambientes.

No quarto, o ideal é que o item seja utilizado para aumentar a sensação de conforto do espaço. Por isso, tapetes fofinhos, que ajudem a manter os pés aquecidos, são os mais indicados. Se o quarto for grande, você pode colocar um modelo de tapete que cubra todo o espaço embaixo da cama, lembrando de deixar, pelo menos, 120 centímetros de comprimento para depois que a cama acaba. Já na cozinha, o ideal é que a peça seja antiderrapante e lavável. Isso é muito importante para garantir segurança e praticidade no dia a dia. Para o quarto das crianças, considere um tapete com fibras de nylon, porque são antialérgicos.

A Sudati conta com belíssimos padrões em MDF que realçarão ainda mais a beleza da sua casa, confira: http://sudati.com.br/linha-mdf/produtos-mdf/

Fonte: papiliotapetes.com.br

Imagens: Pinterest

Tagged under: ,

Deixe uma resposta

TOP